Este bolo é uma excelente opção para aproveitamento de claras, que tantas vezes sobram na altura das festas. Um pouco maior que o Bolo de Prata, fica delicioso com o glacé, mas se não quiser ter o trabalho de fazer a cobertura, também fica muito bom apenas polvilhado com um pouco de açúcar em pó.
(para o bolo)
- 8 claras de ovo
- 1 ovo
- 250g de açúcar
- 250g de farinha
- 120ml de óleo
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
(para o glacé)
- 200g de açúcar em pó
- 1 clara de ovo
- 1 colher de sobremesa de sumo de limão
... E DEPOIS DEITEI MÃOS À OBRA!
- Bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Reserve.
- Misture bem o açúcar, o óleo e o ovo inteiro.
- Acrescente a farinha e o fermento e misture.
- Junte um terço das claras em castelo reservadas e misture.
- Adicione as restantes claras e envolva com uma colher.
- Verta a massa numa forma de buraco (com 26cm de diâmetro) e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 40m, ou até a massa não agarrar a um palito.
- Desenforme e reserve.
- Quando o bolo estiver completamente frio, prepare o glacé: com a ajuda de umas varas misture o açúcar com a clara de ovo e o sumo do limão até obter um creme homogéneo e espesso.
- Espalhe o glacé no topo do bolo.
IDEIAS & SUGESTÕES:
Sabia que pode congelar as claras sem que percam as suas propriedades? Guarde-as no congelador em caixinhas pequenas, e escreva por fora quantas claras tem cada caixa. Quando quiser usá-las basta deixar descongelar à temperatura ambiente e usar. Se tiver Bimby e não quiser esperar pode triturá-las mesmo congeladas (terão de estar em porções pequenas neste caso). Depois basta bater em castelo!
Para 12 fatias
Sem comentários:
Enviar um comentário